Foi publicada hoje uma entrevista que dei a Ángel Martín, na qual respondi a questões sobre a situação das economias portuguesa e espanhola, as primeiras medidas do novo Governo português, as agências de rating, a política monetária do BCE e a possibilidade de Portugal abandonar o euro: Entrevista a André Azevedo Alves: “La salida de Portugal del euro tendría un coste brutal para la población”.
Julho 17, 2011
6 Comentários »
RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI
A entrevista foi dada em castelhano, ou foi traduzida pelo jornalista?
Comentário por Luís Lavoura — Julho 18, 2011 @ 10:35
Não me leve a mal, mas não gostei da entrevista. Em primeiro lugar não falou no motivo mais importante para se sair da crise – a educação – e podia tê-lo feito. Por exemplo, onde não há bons cidadãos, não há sistema de justiça que possa funcionar como deve de ser. É só há bons cidadãos onde há um sistema de educação que pelo menos não corrompa muito, todos. Bons cidadãos produzem boas leis, mas boas leis – apenas na justiça – não produzem bons cidadãos. Vejamos a aplicação de uma boa lei: precisa de bons cidadãos, para que a cumpram; de bons policias, que a garantam; de bons advogados para nos protegerem; de bons juízes, para que a efectivem. Acha que isto existe?
Em segundo lugar achei a entrevista demasiado parcial por adoptar um ponto de vista estritamente económico. Muitas vezes este ponto de vista pode ser adoptado sem grande prejuízo. Mas não me parece ser este o caso, pois a formação da EU é algo de mais profundo. Nem a EU cai por dinheiro – os EUA sim que podem cair por dinheiro – nem nós lhe pertencemos por vantagens económicas. A maioria dos portugueses até pode estar convencida que sim. Mas isso apenas quer dizer que aquilo que pensamos não conta e que quem manda são os alemães, franceses, ingleses e italianos. O que é grandioso, se fosse feito só por dinheiro, não chegava a ser. Não é assim com a Europa, não foi assim com os descobrimentos portugueses, Espanhóis ou mesmo com o Império Inglês. A Europa faz-se porque tem um conteúdo espiritual e os EUA desfaz-se porque já só tem economia – e tecnologia que parece ser uma coisa muito valorizada hoje em dia.
Tirando isto, até gostei.
Comentário por Luís Barata — Julho 19, 2011 @ 00:25
Caro Luís Barata,
Não levo a mal e agradeço o comentário.
Realço que dei a entrevista enquanto economista, entrevistado por outro economista e para um dos principais sites de informação económica de Espanha. Ou seja: era difícil que as questões e as respostas não se focassem em temas económicos.
Comentário por André Azevedo Alves — Julho 19, 2011 @ 02:08
Foi traduzida. Embora eu perceba bem e me consiga fazer entender em espanhol, é mais fácil (e muito mais rápido) para mim responder em inglês.
Comentário por André Azevedo Alves — Julho 19, 2011 @ 02:10
[...] He entrevistado para Libre Mercado al economista portugués André Azevedo Alves, editor del blog O Insurgente, sobre el estado de la economía portuguesa, las causas de que haya llegado hasta donde está, [...]
Pingback por Entrevista: “La salida de Portugal del euro tendría un coste brutal para la población” « Procesos de aprendizaje — Julho 19, 2011 @ 22:04
O Angel é o representante Espanhol no IREF. Conheci-o em Bruxelas e fico muito agradado com o facto de te ter feito esta entrevista. Os sovietes ibéricos precisam de bem mais debate liberal!
Comentário por Ricardo Campelo de Magalhães — Julho 23, 2011 @ 12:25