Está tudo doido!

Acabo de ter uma experiência televisiva do outro mundo:

Primeiro vi o discurso de Hosni Mubarak. Fiquei estupefacto. Sem palavras.

Depois, vi o discurso de Suleiman. Siderado. Sem saber o que pensar.

Nos entretantos ia continuando a ver as imagens do Cairo e perguntava-me como era possível que aqueles milhares de pessoas se mantivessem pacificamente naquela manifestação que dura há mais de duas semanas.

E, de repente, numa mudança de canal, calhei num programa de FoxNews que mais parecia um circo, apresentado por um espécime de nome Glenn Beck. E este ultrapassou todas as minhas expectativas. Cilindrado.

Eu julgava que o estado de loucura do presidente e vice-presidente do Egipto eram inigualáveis. Enganei-me. Está tudo doido! E, se tudo isto não fosse tão sério, quase que me dava vontade de rir.

Resta-me continuar a ter esperança na moderação que os egípcios têm demonstrado naquela praça da libertação. Oxalá (e uso propositadamente a nossa palavra portuguesa com óbvia ressonância muçulmana) o dia de amanhã seja um dia de paz. Não só no Egipto, mas também na Jordânia, no Bahrain, etc, etc…

About these ads

10 pensamentos em “Está tudo doido!

  1. Não conhecia o Glenn Beck, está visto. O personagem seria interessante (dum ponto de vista clínico), se não fosse sinistro e perigoso. Convenhamos que a FauxNews não é propriamente uma referência de “jornalismo” (tem lá um Hannity, um Huckabee, um O’Reilly, etc…).

  2. Nesse programa da Fox News, entre o doutrinador chefe espiritual da Irmandade Muçulmana que fala em Jhiad e morte a todos os infiéis (todos os não seguidores do islão) e o Glenn Beck que, não consta, queira matar ninguém, nem mesmo qualquer variedade de infiéis, JTCB chama louco ao GB ! Dir-se-ia que JTCB ou não viu o programa todo ou não sabe Inglês/Americano suficiente ou queimou o fusível. No terceiro caso, tenha calma mas lembre-se que ler só os Avantes ou as Acções Socialistas não chega. Boa sorte.

  3. «palavra portuguesa com óbvia ressonância muçulmana».
    As palavras não têm ressonância muçulmana porque o adjectivo ou nome predicativo do sujeito «muçulmano» se usa apenas para caracterizar pessoas.

    Quanto à matéria. Não vi, não discuto.
    Parece-me, contudo, sentir um certo desvelo revolucionário pelo processo em curso no Egipto, coisa da ordem do irracional.
    Leituras sobre factos:
    http://sultanknish.blogspot.com/2011/02/what-if-problem-really-is-people.html
    http://sultanknish.blogspot.com/2011/02/conversation-with-neo-conservative.html
    Uma vista de olhos pelo blogue do Barry Rubin ajuda:
    http://rubinreports.blogspot.com/

  4. o Gleen Beck tem altos e baixos, e nos seus altos gosto de o ver, nos seus baixos é uma pena, mas em alguns assuntos tem conseguido mudar para melhor e para menos mau, mas ainda é vítima aqui e ali do mind set neocons e da jogada da insegurança e da conspiração islâmica ou comunista, etc. Mas as minhas objecções não têm que ver com o populismo, o populismo pode ter efeitos muito positivos, ou seja, se há populismo mau também populismo benigno.

  5. É surpeendente este post pois volta e meia ao ler coisas do André Azevedo Alves nos últimos anos, vem-me à cabeça o Glenn Beck, que de resto já deve ter linkado lixo dele inúmeras vezes, dos aquecimento global aos fanáticos islâmicos,

  6. Está tudo doido lá isso é verdade.

    E para não restarem duvidas é ver o que se passa na Assembleia da República Portuguesa.

    Com respeito a falta de doidos não temos que nos queixar.Até podemos exportar alguns,e assim aliviarmos as nossas importações.O senhor PM diz exportar exportar.Muito bem exportem os doidos(malucos)que pululam por aí.Comecem pelos (boys)

  7. lá vêm os idiotas com os chavões anti DIREITA AMERICANA…a Fox é o diabo, a Sarah Palin o inferno, bla´,bla´,blá…..Estes diabos americanos são uns santinhos ao pé dos extremistas que por cá temos: Louçãs, Jerónimos, Sócrates rei do desemprego e dos impostos, mais os cantores que fazem uma canção para defender um terrorista italiano etc….

  8. “A Fox não é uma referencia do jornalismo diz o rxc”. Pois não, as referencias para os idiotas úteis são o Lemonde, O Guardian, o El Pais,a RTP, o Diário Noticias do Marcelino, o Público…esses sim verdadeiros baluartes do xuxialismo esquerdista mundial….Pelo menos a Fox não vive de subsidios do estado e é a que tem mais audiência na américa…isso devia contar para alguma coisa, mas não, que já sabemos que os americanos são estúpidos.Excepto os que votaram Obama, é claro.

  9. Caro Jorge,
    Mas porquê tanta zanga?
    Creio que numa coisa (pelo menos) concordará comigo: uma das grandes virtudes das nossas sociedades é a existência de uma comunicação social livre. E a liberdade comporta necessariamente a diversidade. Ou acha que bastaria apenas um PRAVDA que fosse o orgão de informação da verdade?
    Estou certo que não é essa a sua posição.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s