Felicito os camaradas do colectivo Insurgente pelo seu 5º aniversário. O espírito inconformista está bem presente neste blogue e nas ideias que aqui vão sendo debitadas pelos seus autores. Como sempre acontece em blogues colectivos, e isso também sucede nos que colaboro, nem sempre concordo com o que leio. Mas respeito a coerência e consistência ideológica evidenciada pelos insurgentes, uns mais próximos do que outros das minhas convicções. A direita portuguesa ganha mais com espaços como o Insurgente do que com muitos políticos que por aí andam do nosso espectro ideológico.
Num país onde a esquerda desde sempre tem procurado abafar as vozes inconvenientes, é no Insurgente que por vezes encontramos o argumentário mais insubordinado e aguerrido da blogosfera portuguesa. Ideias como a liberdade individual, a responsabilidade fiscal ou liberalização da economia podem ser consideradas exóticas pelo politicamente correcto, e nem sempre os políticos que representam a direita sabem defender este pensamento. E mais grave, as suas acções muitas vezes contradizem este ideário. Muitos deles deviam ler o que por aqui se escreve. E mesmo que não concordassem com algumas das ideias, sairiam certamente a ganhar.
Outro dos aspectos que me fazem ler diariamente o Insurgente é a inclinação anglo-saxónica de alguns dos seus autores. Por aqui vou lendo muitas referências à vida política americana, e se é certo que a tendência não é propriamente da minha corrente política preferida, encontro sempre pertinência no que vai sendo publicado. Mas era muito positivo que em Portugal a direita político-partidária tivesse este tipo de divergências que persistem do outro lado do Atlântico. Ainda há muito caminho a ser percorrido para haver em Portugal uma direita ideológica plenamente representada no espectro partidário. Contudo acredito que daqui a uns anos o panorama será bem diferente. E o Insurgente, através do seu contributo muito especial, também terá apadrinhado esta desejável alteração de mentalidades. Pelo menos assim espero.
Parabéns a todos os Insurgentes, e que continuem o bom trabalho. Eu agradeço.
Nuno Gouveia é co-autor dos blogs O Cachimbo de Magritte e Era Uma Vez Na América