Parabéns a todos os Insurgentes por esta mão cheia de anos que o blogue já leva de combate por uma nobre Causa que dá pelo nome de Liberalismo Clássico. Uma corrente de pensamento e de acção política que aspira a limitar o poder coactivo do Estado sobre os seres humanos e a sociedade civil.
Mal se acede ao Insurgente logo se descobre que o espaço está bem cuidado e dotado de gente jovem que prima pela crítica fundada num saber tão superiormente verdadeiro e equilibrado que não separa as instituições políticas do mercado, muito menos desliga o progresso da tradição ou a ordem da liberdade. Um equilíbrio a que Nicolau de Cusa chamaria “Douta Ignorância”.
Bem hajam por este espaço aberto, onde se respira o ar e o cheiro dos frutos de um trabalho feito de Verdade e das canseiras de quem se pode orgulhar de continuamente tornar vivo um Lugar a que só se acede voluntariamente.
Um campo virtual de ideias que vive em mar fustigado por sucessivas rajadas de críticas e intensos desafios. Um mar revolto que obriga autores e visitadores a não poucas vezes usar o Insurgente como sítio de refúgio. Como lugar privilegiado. Como porto de abrigo: para retemperar forças de modo a melhor saber como velar e preservar a ordem espontânea.
É assim que o Insurgente tende a ser visto por cada vez mais navegadores. E foi assim que se transformou numa “Nação” cada vez mais rica e bem composta: não por cidadãos sem pátria, mas por gente de ‘carne e osso’, homens e mulheres cientes de que a verdadeira humanidade não dispensa o apuro das circunstâncias nem a força dos condicionalismos históricos e sociais.
José Manuel Moreira é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
“combate por uma nobre Causa que dá pelo nome de Liberalismo Clássico”
Huh?
Acho que o Professor nunca leu o blog. Liberalismo clássico por aqui só me lembro do R. Albuquerque.
Comentário por Luís Oliveira — Fevereiro 28, 2010 @ 20:59