O Insurgente

Novembro 25, 2009

Ortodoxias

Filed under: Diversos — Rodrigo Adão da Fonseca @ 13:08

Excesso de liquidez, e juros baixos, em conjunto, representam um belo caldo para fragilizar a economia europeia. O regresso da inflacção, ainda que moderada, a par de uma desvalorização relativa do Euro, são riscos que o BCE não ignora, pese embora alguns governantes, mais preocupados com os ciclos eleitorais, procurem minimizá-los perante a opinião pública.

É bom saber que, depois do desvario do último ano, o BCE volta a promover uma visão das coisas um pouco mais ortodoxa. Passado um ano sobre a crise, não tenhamos dúvidas: a Alemanha emerge como o país da UE com maior sentido de responsabilidade, no plano político e económico.

4 Comentários »

  1. A quantitative easing na zona Euro foi relativamente pequena. Em geral o Banco Central Europeu aumentou a liquidez apenas através de empréstimos de dinheiro, não através da produção de nova moeda. Nisto, a zona Euro distinguiu-se claramente dos EUA e do RU.

    Parece-me pois completamente desadequado falar de uma possível “desvalorização relativa do euro” (pelo menos, certamente que não em relação ao dólar e à libra). E quanto a “regresso da inflação, ainda que moderada”, até agora não vimos nada.

    Comentário por Luís Lavoura — Novembro 25, 2009 @ 15:30

  2. “Em geral o Banco Central Europeu aumentou a liquidez apenas através de empréstimos de dinheiro, não através da produção de nova moeda. Nisto, a zona Euro distinguiu-se claramente dos EUA e do RU.”

    Uh? Emprestar dinheiro é a forma de criar dinheiro. Quando o Banco Central empresta não tira o dinheiro do cofre para emprestar, carrega os números no computador.

    Por essa lógica Bernanke também não tinha criado nada, apenas tinha emprestado dinheiro ao Governo. As diferenças passam por uma questão de volume e pelo facto de a UE ainda não ter sido verdadeiramente testada, quero ver como são as coisas quando um dos estados membros tiver os problemas que teve a California. Aí sim podemos ver as diferenças de politicas (se é que as vai haver).

    Comentário por Nuno Branco — Novembro 25, 2009 @ 15:57

  3. Lavoura,
    Face ao dólar, de certeza que num prazo de dois/três anos, vamos ter dólar Vs Euro num intervalo inferior a 1,20. A libra está também nas ruas da amargura, mas com a atitude de Brown, ainda pode piorar.
    Quanto à inflacção, ela não existe, nos bens de consumo, mas já se nota o desvario, na valorização de certas empresas cotadas. Espere mais dois anitos, e vai ver.

    Comentário por Rodrigo Adão da Fonseca — Novembro 25, 2009 @ 17:41

  4. [...] que os indícios de retoma na UE devem levar o BCE a cortar as facilidades de crédito (…) não andam bem atentos às notícias económicas. Só para citar as de hoje, o crédito concedido pelo BCP está com uma exposição ao risco [...]

    Pingback por Iliteracias « O Insurgente — Novembro 26, 2009 @ 18:26


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

Deixar uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Tema: Rubric. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.441 outros seguidores