Liberdade e liberalismo: brevíssimo apontamento

O post do André Azevedo Alves chamou-me a atenção para um outro, do João Miranda, em que se discute a interessante relação entre liberdade e democracia liberal. Neste pode ler-se que:

Os regimes seriam melhores se se pudesse escolher tudo? Não. Seriam piores. As democracias liberais são regimes em que a liberdade dos governados é maior porque determinadas escolhas políticas lhes estão vedadas.

Concordaria e subscreveria a última frase se se lesse, por exemplo: “as democracias liberais são regimes MELHORES porque determinadas escolhas políticas estão vedadas.”

A liberdade é um ingrediente indispensável de qualquer liberalismo, mas é apenas um dos ingredientes. Outro, que não lhe é menos fundamental é a ideia do governo limitado; é a ideia de que a liberdade — qualquer que seja a forma que assuma, desde a vontade intitucionalizada dos governantes até à individualizada dos governados — não pode ser ilimitada.
A quantificação das liberdades nunca poderá ser um critério suficiente para aferir da bondade de um regime liberal.

About these ads

4 thoughts on “Liberdade e liberalismo: brevíssimo apontamento

  1. Precisamente. E não existem Democracias Liberais são todas Democracias Sociais uma vez que o Estado tem o poder de tirar a maioria do rendimento de uma pessoa. Só quando existirem limites Constitucionais aos Impostos se poderá falar de uma Democracia Liberal.

    Mas o caminho futuro vai ser este infelizmente: http://www.nytimes.com/2009/10/18/world/europe/18russia.html?_r=1 .

    O Social Democracia na Europa e EUA estará em queda devido à economia após a destruição cultural provocada pela Esquerda. É de esperar uma queda abrupta da reputação Ocidental nos próximos anos. Se se adicionar a farsa do aquecimento Global estaremos por volta de 2015 com a pior reputação da Civilização Ocidental na qual até uma parte da sua Ciência irá perder credibilidade.

  2. Lendo outra vez, julgo que está a fazer uma confusão. Democracia não é o mesmo que Liberdade uma vez que a Democracia pode servir para tirar Liberdade a outrém, em última analise escravizá-lo ou mesmo matá-lo.

  3. Grande confusão sobre a liberdade.

    “(…) a liberdade — (…) — não pode ser ilimitada.”

    Isto soa muito estranho e é a base para ataques a essa mesma liberdade.

    As coisas são bem simples se entendermos que a liberdade, POR NATUREZA, não é ilimitada.

    As liberdades individuais são direitos de acção. Não são direitos passivos. Esse direito à acção tem um limite natural: a impossibilidade de prejudicar a acção do semelhante. Esta limitação deriva de umk dever de coerência: um individuo não pode querer usufruir de direitos/liberdades e, ao mesmo tempo, limitar ou impedir esses mesmos direitos/liberdades a outros.

    Posto isto, é muito mais claro que o papel de governos e governantes deverá ser sempre a defesa de TODOS os direitos individuais e NUNCA a limitação dos mesmos, como palavras e expressões referidas no post podem levar algumas almas penadas a pensar.

  4. O direito de voto é um direito de invasão de direitos naturais, portanto o direito de voto só é legítimo porque quem participa nele, o faz voluntariamente.

    Em si o direito de voto é tudo menos um direito. É quanto uma forma acordada de tomar decisões colectivas mas apenas e só enquanto quiser fazer parte desse colectivo.

    Por isso as melhores democracias são aquelas que minimizam a capacidade do voto invadir os direitos de outros.

    E por isso, por vezes uma não-democracia pode ser comparativamente muito livre dado que o poder não deixa a democracia funcionar no seu pior, e o próprio poder consegue restringir-se razoavelmente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s