O Insurgente

Agosto 3, 2009

Deixem falar o Daniel Oliveira

Filed under: Blogosfera,Política — Carlos Guimarães Pinto @ 07:07

No dia 28 de Julho, escreveu Daniel Oliveira:

Ainda é da natureza dos partidos viver mal com as opiniões livres e com uma verdadeira diversidade política que não se fique pelas meras contas de cabeças de cada capelinha. Nuns casos, oferecem lugares em troca da desistência, noutros, esperam sinais de fidelidade acritica, a que chamam cultura de partido, para finalmente aceitarem como seus os que sempre o foram. Seja como for, trata-se de um suicídio. Um partido sem homens e mulheres livres é um partido sem futuro. Porque o compromisso da militância só o é a sério quando tem raízes firmes em convicções pessoais.
Sobre a minha viagem, que continua, escreverei mais tarde.

Depois disso, quase uma semana depois, nada. Para além de um inócuo post com um documentário sobre a Palestina, Daniel Oliveira não voltou a escrever. Estará de férias não anunciadas? Estará a negociar o silêncio, como afirma que se faz no seu (ex?) partido? Quem estará a calar Daniel Oliveira?

3 Comentários »

  1. Carlos: O que DO diz neste excerto é absolutamente verdade. Hoje é uma raridade verem-se homens e mulheres livres, com vozes autónomas, pensamento próprio, nos partidos políticos.
    São, pois, uma raridade preciosa. E um verdadeiro trunfo, valiosíssimo, para o grande grupo partidário. Porque, de facto, são as veias em que corre algum sangue vivo.
    E um partido sem essa vida acaba por cair na decadência, na uniformidade, no mimetismo sem qualquer criatividade.
    Agora, como a minha área é a psicologia, não posso deixar de ver aqui um tom de “projecção ao contrário”. Pessoalmente, a sua voz não me soa a “livre”, mas a “militante”. Aqui o grande grupo sobrepõe-se a cada indivíduo. É a “fidelidade a uma doutrina”, a um ideal.
    Ora, a verdadeira liberdade criativa é individual. E é dessa que os partidos precisam.

    Comentário por Ana Silva Fernandes — Agosto 3, 2009 @ 20:49

  2. [...] Daniel Oliveira fora das listas do Bloco de Esquerda = “Um partido sem homens e mulheres livres é um partido sem futuro” ? Arquivar em: Blogosfera, Comentário, Política, Portugal — André Azevedo Alves @ 23:00 Carlos, [...]

    Pingback por Daniel Oliveira fora das listas do Bloco de Esquerda = “Um partido sem homens e mulheres livres é um partido sem futuro” ? « O Insurgente — Agosto 3, 2009 @ 23:01

  3. [...] do Bloco de Esquerda = “Um partido sem homens e mulheres livres é um partido sem futuro” ?; Deixem falar o Daniel Oliveira. Deixe um [...]

    Pingback por Encontro de Francisco Louçã com ‘bloggers’: a ausência mais notada na Blogconf bloquista « O Insurgente — Agosto 4, 2009 @ 18:05


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

Deixar um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Tema: Rubric. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 360 other followers