Alguém sabe se Paulo Alves Guerra já se voltou a pronunciar publicamente sobre o (suposto) anúncio da renúncia à nacionalidade portuguesa por parte de Maria João Pires depois de ter sido categoricamente desmentido pelo advogado da pianista?
É que face ao teor e detalhes da notícia inicial, parece muito pouco provável tratar-se apenas de um mero mal entendido:
“Não quero ter mais nada a ver com Portugal. Não devo nada ao país, nem Portugal me deve a mim.” Foi desta forma, que a pianista Maria João Pires contou ao jornalista da Antena 2, Paulo Alves Guerra, que ia renunciar à nacionalidade portuguesa. A declaração, revelada ontem, foi feita nos corredores do Centro Comercial Amoreiras, em Lisboa. “Cruzei-me com a Maria João Pires, que estava às compras e começámos a conversar. Ao fim de cinco minutos, contou-me que ia renunciar à nacionalidade portuguesa porque está farta dos coices e pontapés que tem recebido de Portugal”, diz ao i o jornalista.
A pianista, que tem dupla nacionalidade, vai passar a ser apenas brasileira. “A razão que me deu é que no Brasil, para onde foi em 2006, foi muito bem recebida. Está encantada e vai desenvolver um projecto hoteleiro, chamado Toca do Toco, em Salvador.”
Paulo Alves Guerra fez questão de frisar que estava a falar com um jornalista, mas Maria João Pires respondeu que ele podia utilizar a informação como entendesse, só não permitia que gravasse a conversa. É que a artista se recusa a dar entrevistas à imprensa portuguesa.
A pianista já tinha ameaçado renunciar à nacionalidade, mas ao que parece desta vez é a sério. “Parecia uma atitude muito pensada”, diz o jornalista. Dentro de duas semanas tudo estará tratado, mas antes o seu advogado emitirá uma declaração.
Como até agora a única declaração do advogado de Maria João Pires foi um desmentido categórico, é a credibilidade do jornalista da Antena 2 Paulo Alves Guerra que está directamente posta em causa. Espero por isso que já tenha havido – ou não deixe de vir a haver – um esclarecimento público por parte de Paulo Alves Guerra sobre este lamentável episódio no qual a Antena 2 foi utilizada como instrumento de divulgação de uma (aparente?) falsidade.
“Como até agora a única declaração do advogado de Maria João Pires foi um desmentido categórico, é a credibilidade do jornalista da Antena 2 Paulo Alves Guerra que está directamente posta em causa”
Não necessáriamente. Uma verdade não carece de reafirmação para se manter válida. Alias, na ausencia dessa nova declaração, ela mantém-se.
Comentário por MC — Julho 9, 2009 @ 21:07
“vai desenvolver um projecto hoteleiro, chamado Toca do Toco, em Salvador.”
De onde vem o dinheiro para esse projeto hoteleiro?
Se ela tem dinheiro para desenvolver um projeto hoteleiro, porque não tem dinheiro para manter Belgais a funcionar?
Se ela não tem competência para apresentar uma contabilidade decente do dinheiro gasto em Belgais, como terá competências para a contabilidade de um projeto hoteleiro?
Comentário por Luís Lavoura — Julho 10, 2009 @ 09:45
Eu não percebo este barulho todo àcerca da nacionalidade da senhora. Se ela tem dupla nacionalidade e quer renunciar à portuguesa (o que em minha opinião é estúpido, porque é sempre mais seguro ter dois passaportes do que ter apenas um), qual é o problema? Ter uma nacionalidade é uma vantagem, e não um fardo, para uma pessoa – tomara muita gente neste mundo ter dupla ou tripla nacionalidade! Mas se ela quer renunciar, que renuncie – ela não ganha nada com isso, nem nós perdemos.
Comentário por Luís Lavoura — Julho 10, 2009 @ 09:48