Serviço público

obama-stimulusNo Washington Post encontramos este gráfico (se clickar ele fica com bom tamanho) com a desmontagem do “Stimulus Package” em vias de ser aprovado pelos campeões do “temos-que-gastar-dinheiro-em-nome-das-pessoas-senão-não-saímos-da-crise”.

As conclusões são várias, desde logo que os cortes fiscais são bem inferiores aos 33% apregoados (e bem menores que os 40% prometidos por Obama), mas andam de volta de 22%. De resto serão de notar os lóbis as corporações os agentes económicos que mais beneficiam da chuva de dinheiro grátis pago pelo contribuinte: “Edcuations programs”, “State grants for education and other budget needs”, “Highway construction” ou “Temporary increase in federal medical assistance”, p.ex.

Por fim o que mais me chocou é que estamos a falar de gastos que se entederão ao longo de – pelo menos – esta e a seguinte legislatura. “Jump-starting the economy”, my ass.

About these ads

2 pensamentos em “Serviço público

  1. “Por fim o que mais me chocou é que estamos a falar de gastos que se entederão ao longo de – pelo menos – esta e a seguinte legislatura.”

    Interessante terem colocado no gráfico a informação “Election year: 2012″.

    A taxa de crescimento económico durante o primeiro(?) mandato de Obama terá, certamente, uma forte componente de Consumo/”Investimento” Público em detrimento do Investimento Privado (o Consumo Privado pode até crescer por via dos “tax provisions”).

    Toda esta despesa terá de ser “paga” nos mandatos seguintes…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s