O Insurgente

Agosto 6, 2008

Como conciliar catolicismo e liberalismo

Filed under: Política,Religião,Teoria — André Azevedo Alves @ 23:32

Catolicismo e liberalismo. Por Pedro Sette Câmara.

Freqüentemente recebo e-mails perguntando como faço para “conciliar” o fato de ser católico e liberal. Minha resposta é sempre mesma: não faço nada, nunca jamais vi nenhuma incompatibilidade.

(…)

Defendo que não cabe ao governo promover a virtude porque não vejo como pessoas que não são heroicamente virtuosas poderiam fazer isso. Afinal, “o governo” significa “algumas pessoas”. Defendo a ausência de religião estatal, assim como ataco a transformação da política em religião. Acho que a expressão “um mundo melhor” não faz sentido e acredito que neste mundo todo bem é específico, limitado e provisório. Gosto de examinar os artifícios semânticos e retóricos que permitem a elevação do governo a identificar-se com “o bem” numa escala transcendente. Quando eu examino essas minhas atitudes, não vejo aí nada que contradiga os artigos do Credo nem o magistério infalível. Na verdade, acho que o catolicismo reforça essas atitudes, e vice-versa.

3 Comentários »

  1. Um amigo meu que era do CDS em tempos deu-me a ler uma carrada de enciclicas papais a condenar o liberalismo (incluindo o económico).

    Comentário por Miguel Madeira — Agosto 6, 2008 @ 23:51

  2. Há que ― de uma vez por todas ― fazer a distinção entre liberalismo económico e neoliberalismo (Hayek, e Cia Lda); este ultimo é uma ideologia política. O problema do neoliberalismo com o catolicismo existe, na sua essência, e não pode ser escamoteado, entre outras coisas porque o laicismo de estado está paulatinamente a ser transformado pelo neoliberalismo em anti-teísmo.

    Quanto ao liberalismo económico, concordo. Trata-se de um modelo económico que tem repercussões políticas mas que não se transforma numa ideologia de Estado.

    Comentário por O. Braga — Agosto 7, 2008 @ 02:05

  3. «o laicismo de estado está paulatinamente a ser transformado pelo neoliberalismo em anti-teísmo»

    Ena! O estado deve estar cheio de hayekianos e eu ainda não tinha dado por nada.

    Comentário por Migas — Agosto 7, 2008 @ 09:50


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

Deixar uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Tema: Rubric. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.441 outros seguidores