O Insurgente

Abril 25, 2008

Desistência de Pedro Passos Coelho a favor de Manuela Ferreira Leite ?

Filed under: Comentário,Política,Portugal — André Azevedo Alves @ 01:57

Pedro Rolo Duarte informa:

PSD ao rubro: há bocado assisti, em Lisboa, ao final de um jantar que juntou Miguel Relvas, Marques Mendes e Pedro Passos Coelho. Às 20:30 já Relvas estava sentado à mesa – mas passava da meia-noite e meia quando o encontro acabou. No meu grupo faziam-se apostas entre quem via Marques Mendes apoiar Passos Coelho ou convencê-lo a desistir para fortalecer Ferreira Leite. Empate técnico.

(via PPM)

Caso se venha a concretizar, creio que a desistência de Pedro Passos Coelho a favor de Manuela Ferreira Leite será um erro estratégico grave de Passos Coelho.

17 Comentários »

  1. Concordo. Aliás, estou muito desiludido com os blogadores liberais pela falta de apoio a Passos Coelho. Devia ser o vosso candidato. Escrevi sobre isso no meu blogue. Podem explicar-me essa falta de apoio lá. Ficava muito agradecido.

    Comentário por LPedroMachado — Abril 25, 2008 @ 09:54

  2. “Aliás, estou muito desiludido com os blogadores liberais pela falta de apoio a Passos Coelho.”

    Pela minha parte, embora ache positivas algumas propostas que ouvi, não tenho conhecimento suficiente sobre a consistência das ideias de PPC para apoiar ou deixar de apoiar.

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 11:57

  3. Já agora acrescento: uma primeira prova de fogo será, obviamente, não desistir a favor de ninguém nesta corrida.

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 11:59

  4. Manuela Ferreira Leite merece ganhar num combate a 3 para que nada fique por esclarecer

    Comentário por anonimo — Abril 25, 2008 @ 12:02

  5. Sim, claro que se ele desistir então não presta, concordo.

    Não é o seu caso que mais me surpreende, mas o daqueles que dizem a palavra liberalismo três vezes ao dia mas que agora ou apoiam uma neo-socialista — como o vosso chefe :) Paulo Pinto Mascarenhas, e escolho a palavra que ele inventou de propósito, que agora se entusiasma com a neo-socialista Manuela Ferreira Leite –, ou então atacam-no com insultos como a Cristina Keller (mas com esta moça nunca me iludi). O que me entristece mesmo é gente que se diz liberal, que diz há anos esperar por políticos liberais e que o liberalismo é a solução para todos os males ignorar Passos Coelho e entusiasmar-se com o regresso ao passado de Ferreira Leite. Dá a ideia que todo esse liberalismo era pose.

    Comentário por LPedroMachado — Abril 25, 2008 @ 12:25

  6. Sobre os apoios a Ferreira Leite, enquadro-os na mesma linha que levou muitos liberais a apoiar a candidatura de Cavaco Silva, apesar de ele ser inequivocamente social-democrata. No contexto português, parece-me compreensível, ainda que não deva ser razão para grandes entusiasmos.

    Sobre os insultos e o resto, acho que o melhor é evitar o mais possível perder tempo com isso.

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 13:37

  7. Acho que não me percebeu bem. O que me incomoda não é ver liberais apoiando uma social-democrata mas apoiá-la em detrimento dum liberal (ou de alguém mais liberal, se quiser). Quando os liberais apoiaram Cavaco havia algum candidato mais liberal do que ele? Esta é que é a questão essencial, como diria o outro…

    Sobre perder tempo com quem não merece, concordo. É por isso que me faz alguma impressão a audiência que vocês dão a pessoas dum nível intelectual e pessoal como o Daniel Oliveira (cujo blogue agora até merece grande destaque) ou a Fernanda Câncio. Atenção, não é por causa dos ideais deles, mas por causa do nível da argumentação e da profundidade de pensamento. Deve haver gente com as ideias deles mas com mais nível. Compreendo que seja mais fácil e divertido dar pancada nos fracos, mas a longo prazo vocês também perdem com isso. Já ando para fazer este reparo há muito.

    Comentário por LPedroMachado — Abril 25, 2008 @ 13:57

  8. “(cujo blogue agora até merece grande destaque)”

    Carregou no link?

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 14:23

  9. “É por isso que me faz alguma impressão a audiência que vocês dão a pessoas dum nível intelectual e pessoal como o Daniel Oliveira (cujo blogue agora até merece grande destaque) ou a Fernanda Câncio. Atenção, não é por causa dos ideais deles, mas por causa do nível da argumentação e da profundidade de pensamento.”

    Tirando a parte do destaque, concordo. É um reparo que já tem sido feito por mais gente e – só posso falar por mim – tenho tentado conter-me.

    Por outro lado, não é por ignorá-los que eles deixam de ter influência, especialmente através da comunicação social generalista e tendo como alvo públicos menos informados…

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 14:26

  10. “O que me incomoda não é ver liberais apoiando uma social-democrata mas apoiá-la em detrimento dum liberal (ou de alguém mais liberal, se quiser).”

    Certo, mas aí volto ao meu ponto inicial: embora ache positivas algumas propostas que ouvi, não tenho conhecimento suficiente sobre a consistência das ideias de PPC para apoiar ou deixar de apoiar.

    Não basta apresentar algumas propostas interessantes ou fazer declarações de boas intenções (veja-se o caso da “Ala Liberal” do CDS-PP…). É preciso avaliar a consistência e coerência das ideias ao longo do tempo.

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 14:28

  11. De facto, não tinha clicado no link, precisamente por não aprender nada no blogue homónimo português. Sabe, estou a usar telemóvel e não dá para passar o rato por cima para saber o endereço, só clicando mesmo. Como costumam dar tanto “ibope” ao homem, como dizem os brasileiros, pensei que fosse ele mesmo.

    Ignorar essa gente não lhes tira influência, mas o facto de os seus colegas estarem sempre a citá-los pode dar-lhes alguma influência. Mas isso nem é o mais importante. O pior é que assim vocês estão a baixar-se ao nível deles e com isso pioram a qualidade do blogue.

    Repito que a minha crítica não é dirigida a si, mas aos auto-proclamados liberais que apoiam Ferreira Leite desprezando Passos Coelho.

    Quanto à questão de arriscar num candidato sem provas dadas, leia a resposta que dei ao comentário que o João Miranda escreveu no meu blogue. Não a copio para aqui porque o telemóvel também não o permite…

    Comentário por LPedroMachado — Abril 25, 2008 @ 14:56

  12. Aqui ficam os dois comentários a que o LPM fez alusão:

    JoaoMiranda disse…
    “Passos Coelho tem um problema de credibilidade que terá que ultrapassar. Se quiser ser levado a sério tem dar garantias de que as suas ideias serão levadas à prática. E por enquanto não tem condições para as implementar. Esse é o problema.”

    LPedroMachado disse…
    “Concordo que esse é um problema sério. Mas qual é a alternativa? Um político (MFL) que já deu provas de ter uma visão da economia e da política próxima da de Sócrates? Para que serve isso? Não me parece que o discurso de Coelho seja fingido e decididamente não é oportunista, pelo que na pior das hipóteses não implementará uma política tão liberal como a que defende, mas será sempre mais liberal que a de Sócrates. Mas MFL nem na melhor das hipóteses aplicaria uma política tão liberal como a defendida por PPC. Por isso, este é uma aposta melhor do que as outras, do ponto de vista dum liberal.

    Mas para mim o mais importante é mesmo a possibilidade de termos uma oposição liberal em vez duma socialista a Sócrates. Não só porque uma oposição socialista a Sócrates cai invariavelmente no ridículo, na irrelevância e na incoerência, mas principalmente porque é uma oportunidade de ouro de se discutir a sério as ideias liberais em Portugal. Difundir essas ideias no parlamento, através dum grande partido terá muito mais impacto do que a meia dúzia que o faz na blogosfera.

    Além disso, será igualmente difícil para Leite como para Coelho ganhar a Sócrates se tudo correr bem a este. Mas se lhe correr mal, é bem possível que ganhe as eleições quem estiver à frente do PSD em 2009. Uma aposta agora em Coelho valeria então ouro.

    E sinceramente, penso que Passos Coelho pode até ter mais hipóteses de ganhar em 2009 que a Ferreira Leite. O povo está cansado dela e ela também já mostrou o que vale. E esse facto talvez pese mais do que a falta de provas de Coelho. Às vezes é melhor experimentar aquilo com que simpatizamos do que deixarmo-nos levar por inércia e medo por aquilo que nos desagrada mas que conhecemos.”

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 16:41

  13. Mais uma coisa: não é só a economia que importa (e mesmo aí há a questão já discutida da consistência). Pela minha parte, desconheço as posições actuais de PPC em outros domínios. Mas se o entendimento dele por exemplo em matérias sociais e culturais for semelhante ao de algumas pessoas da famigerada “Ala Liberal” do CDS-PP que pareciam querer adoptar uma versão light da agenda fracturante do BE, então fica mais difícil merecer o meu apoio mesmo no futuro. Mas veremos…

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 25, 2008 @ 16:45

  14. [...] Como complemento, ver também os comentários ao post Desistência de Pedro Passos Coelho a favor de Manuela Ferreira Leite ? [...]

    Pingback por Pedro Passos Coelho, Manuela Ferreira Leite e a blogosfera liberal « O Insurgente — Abril 25, 2008 @ 16:48

  15. Concordo. Como disse num comentário no Blasfémias, uma proposta liberal-conservadora tem agora possibilidade de ganhar eleições em Portugal. Se o Passos Coelho for pelo aborto livre, por exemplo, sou capaz de rever o meu apoio. Como disse lá, um liberalismo económico esquerdista agressivo, anticlerical, jacobino não ganha eleições porque não vai agradar a ninguém. Conservadores e liberais têm se unir numa alternativa liberal-conservadora a este socialismo de plástico do Sócrates. Também aguardo para ver o que diz PPC doutras questões, mas reitero o meu ponto: dos actuais candidatos (e dentre os dirigentes doutros partidos) é aquele que mais se aproxima das ideias defendidas na blogosfera liberal, independentemente do que ele acha do aborto e questões similares — até porque essa é uma questão que divide a blogosfera liberal. Não acha?

    Já agora, obrigado pela citação ali no novo post.

    Comentário por LPedroMachado — Abril 25, 2008 @ 17:35

  16. Até que em fim se fez luz na cabeça da Dra. Ferreira Leite, já não era sem tempo. Façamos votos para que o PSD recupere tudo o que de facto tem direito e os próprios lhes tiraram, com líderes pequenos apoiados por gente grande, e lideres grandes difamados, ridicularizados e ultrajados pelos próprios companheiros do partido, com campanhas internas cheias de imaginação. A questão é: será com a Dra. Ferreira Leite a indicada? Leite há, mas será que não falta o copo o tomar? A revelação será feita democraticamente pelos votos dos seus militantes.

    Comentário por Leonor — Abril 29, 2008 @ 13:36

  17. Faz todo o sentido que um cavalheiro ceda o seu acento a uma senhora, e tenho do Pedro P.Coelho a imagem dum “gentleman”.

    A tia Manuela há-de certamente certamente compensar a nobreza deste acto.

    A “Família” Social-Democrata, se o Sr. Jardim continuar lá no seu Bailinho na Madeira e o “Outro” Pedro (o Santana Lopes)se for dedicar à cultura de caracóis no seu montinho no Alentejo, será ainda muito mais feliz.

    Comentário por António (de Caxias) — Abril 29, 2008 @ 15:47


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

Deixar um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Tema: Rubric. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 355 other followers