O Insurgente

Abril 3, 2008

Tibete: identidade e autonomia

Arquivado em: Comentário Internacional, Internacional, Política — CAT @ 22:26

“Discussões sobre as aparentes contradições entre o direito dos povos à autodeterminação e o respeito devido ao Estados soberanos no que tange à sua integridade territorial são cruciais para entender o que se passa, hoje, na Ásia Central. Contudo, tais questões ultrapassam os domínios teóricos e diplomáticos para se materializarem em uma disputa entre as partes interessadas pela conquista da opinião pública. Em grande parte, isso se reflete tanto na reiterada associação dos acontecimentos recentes ao tema dos Jogos Olímpicos, quanto no silêncio calculado de grande parte da mídia chinesa sobre o conflito.”

Claudio Téllez, “Tibete: identidade e autonomia”. Gazeta do Povo, edição impressa de 03 de abril de 2008.

1 Comentário »

  1. Muito bem, Cláudio.

    O ponto é interessante e liga-se com a questão da imigração.

    Não tendo autonomia, e com outro soberano digamos assim, passa a existir não só livre imigração como por vezes, imigração incentivada ou forçada.

    Como aconteceu as repúblicas soviéticas, ou como aconteceu no país basco, etc.

    Perante isso, os território digamos sem autonomia, arriscam-se a prazo, de facto a ver desvanecer até qualquer hipótese de preservar a vontade de o ser, dado que a demografia muda, o que faz com que mesmo em soluções de referendo para decidir essa questão, depois coloca-se o problema se existe já uma maioria muito significativa de população que não é “tibetana”, “basca”, etc.

    Um problema muito complicado de resolver. A livre imigração e ainda pior, os movimentos migratórios acentuados (e incentivados) conduzem a becos sem saida onde todos têm razão e ninguém tem razão (ver Israel).

    Comentário por CN — Abril 4, 2008 @ 09:57


Feed RSS para comentários a este post. TrackBack URI

Publicar um comentário

Blog em WordPress.com.