Em aceleração no avanço pelo “Caminho”
No mesmo país que nos trouxe a proibição de acender um cigarro com isqueiro, sem ser debaixo de telha (e com o papelinho da licença válida), chegou-nos ontem a proibição de acender cigarros debaixo de telha (com isqueiro ou com fósforo).
Temos de agradecer ao patriótico sentido de defesa do Povo que infla os membros do Governo e da Assembleia. A da República. Nacional.
Funcionários públicos zelosos da fiscalização e cumprimento deste regulamento em particular, também não faltarão, como não faltavam há umas décadas atrás.
Está tudo bem assim e não podia ser de outra maneira.
![]()

Não percebo.
O debate não é sobre quem fuma ou não fuma.. o debate é sobre o FUMO QUE VAI PARA QUEM NÃO O QUER!
Não transformem isto numa saga intragável, para poderem expôr pontos de vista inusitados.
É senso, eu não quero levar com o vosso fumo, que fumem longe, ou que se criem condições para que possamos conviver.
O Estado não tem nada que ver com as decisões pessoais, nem com os vícios, acho que se deve de preocupar com as Liberdades.
O vosso vício rouba-me a Liberdade de respirar o ar (puro?), é portanto do foro do Estado PROIBIR a fumaça em locais públicos e exíguos.
Comentário por VICISSITUDE — Janeiro 3, 2008 @ 10:36 am
“O Estado não tem nada que ver com as decisões pessoais, nem com os vícios”
De acordo.
“O vosso vício rouba-me a Liberdade de respirar o ar (puro?), é portanto do foro do Estado PROIBIR a fumaça em locais públicos e exíguos.”
Um estabelecimento de negócio não é um espaço público. A sua frequência é livre. Da mesma maneira, deveria ser livre a escolha do seu proprietário sobre se o seu espaço é “smoke free”. Uma discoteca (ou outro negócio privado alvo desta regulação) não será uma cooperativa onde os clientes também são sócios.
É tão só isso que está em causa: a ingerência estatal nos direitos de propriedade e na liberdade de deles dispôr.
Nenhum argumento será por mi levantado contra a decisão tomada por proprietários ou administradores de espaços (privados) que decidem proibir o fumo nas suas instalações. E olhe que exemplos anteriores a esta legislação não faltam.
Comentário por LA — Janeiro 3, 2008 @ 11:30 am