O Insurgente

Junho 29, 2007

Democracia, Liberdade e Claustrofobia

Filed under: Economia,Política,Portugal — André Azevedo Alves @ 10:29

Atlântico 28 Paulo Rangel na Atlântico 28:

Nunca como hoje, em décadas de democracia, se sentiu este ambiente de condicionamento da liberdade. Do ponto de vista dos valores “processuais” da liberdade de opinião e da liberdade de expressão, vivemos, aqui e agora – ai de nós! – num tempo de verdadeira “claustrofobia constitucional”, de verdadeira “claustrofobia democrática”. Claustrofobia constitucional, para os que acentuam a vertente material dos valores em causa; claustrofobia democrática, para os que perfilham a sua configuração processual.

(…)

O condicionamento do ambiente comunicacional e, em especial, da liberdade de expressão individual, tem vindo a ser acompanhado
de um ataque discreto, mas perverso, aos mais profundos redutos da liberdade: a esfera patrimonial, por via fiscal; a esfera cívica, por via policial.

(…)

Pelo peso da carga tributária, pelo estatuto de capitis diminutio a que se pretende reduzir o contribuinte, o Estado fiscal ameaça transformar-se num imenso e indomado “Xerifado de Nothingham”.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

Deixar um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Tema: Rubric. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 355 other followers