O Insurgente

Abril 15, 2007

Uma forte tacada em mentiras convenientes

Filed under: Ambiente,Política — Miguel Noronha @ 13:00

(por sugestão do nosso leitor HO)

Post de Jorge Buescu no De Rerum Natura.

hockeyjpg.gif

O gráfico acima é o famoso “Hockey Stick”, a que me referirei por “Taco de Hóquei”. Trata-se do gráfico das temperaturas globais da Terra nos últimos mil anos (mais ou menos uns). Foi publicado na Nature, em 1998, no artigo Global-scale temperature patterns and climate forcing over the past six centuries, da autoria de uma equipa da Universidade da Virgínia liderada por Michael Mann. E é dramático: mostra que a temperatura global da Terra teria sido estável durante 900 anos, subindo assustadoramente nos últimos 100 anos. O gráfico ficou conhecido como “Hockey Stick” porque parece um taco de hóquei deitado: um longo cabo horizontal e uma lâmina quase vertical.

O Taco de Hóquei ficou famoso, figurando em lugar de destaque no 3.º relatório do IPCC em 2001, e tornou-se no ícone do alarmismo sobre o aquecimento global. Não houve revista ou jornal que não o reproduzisse, com avisos apocalípticos de que o Fim está próximo. Al Gore utilizou-o (convenientemente despido das barras de erro) na sua campanha presidencial de 2000, e continua a utilizá-lo de acordo com a verdade que lhe é conveniente, e que talvez o conduza à Casa Branca em 2008. É difícil exagerar a importância mediática do Taco de Hóquei.

Mas o Taco de Hóquei tem um problema científico fundamental. Está errado.

Recomendo a leitura integral do post assim como das repostas de Jorge Buescu nos comentários.

Deixe um Comentário »

  1. Um excelente texto que, confesso, me surpreendeu um pouco tendo em conta o blogue em que foi publicado.

    Comentário por André Azevedo Alves — Abril 15, 2007 @ 14:33

  2. Dummies guide to the latest “Hockey Stick” controversy
    http://www.realclimate.org/index.php?p=121

    Myth vs. Fact Regarding the “Hockey Stick”
    http://www.realclimate.org/index.php?p=11

    O tal gráfico tinha falhas admitidas e corrigidas pelos autores e ainda bem que foi tão bem esmiuçado, os estudos posteriores só podem ser de melhor qualidade.
    Mas é pena ver um tipo inteligente a cair na armadilha do pseudocepticismo que não questiona os seus próprios argumentos, como é o caso de alguns escritos na caixa de comentários como o clássico “mas não há aquecimento a altas altitudes” entretanto já abandonado por outros mais bem informados.

    Comentário por toni — Abril 15, 2007 @ 14:56

  3. Muito, muito interessante! Mas o populacho massa de manobra dos politicos poderosos e da industria do aquecimento nao quer nem saber desse tipo de evidencia… O Aquecimento Global (c) virou uma brand, eh fashion estar preocupado com esse tipo de coisa.

    Comentário por Patricia M. — Abril 15, 2007 @ 15:35

  4. “Um excelente texto que, confesso, me surpreendeu um pouco tendo em conta o blogue em que foi publicado”

    É uma coisa muito simples: consiste em seguir os factos e a razão, em vez do catecismo do quadrante ideológico a que se pertence, mesmo que o resultado final possa diferir dramaticamente daquilo que está associado a esse mesmo quadrante ideológico.

    O que não é mesmo nada surpreendente é que um processo tão intelectualmente honesto o surpreenda.

    Comentário por ARL — Abril 15, 2007 @ 18:25

  5. [...] Mas o Taco de Hóquei tem um problema científico fundamental. Está errado. Autor: MS [...]

    Pingback por Cortar a Direito :: Jorge Buescu, matemático, sobre as alterações climáticas :: April :: 2007 — Abril 15, 2007 @ 22:34

  6. Talvez o Rui Curado Silva do klepsydra.blogspot.com queira vir dar aqui uma opinião sobre o assunto, já que ele está sempre tão pronto para diabolizar aquilo que ele chama de pseudo-ciência.

    Comentário por Grogiriano — Abril 15, 2007 @ 22:49

  7. É uma coisa muito simples: consiste em seguir os factos e a razão, em vez do catecismo do quadrante ideológico a que se pertence, mesmo que o resultado final possa diferir dramaticamente daquilo que está associado a esse mesmo quadrante ideológico.

    ad hominem (pela positiva), há que reparar que Buescu é um homem dos números e dos modelos numéricos – e como tal sabe perfeitamente que estas construções podem ser “cozinhadas” para dar o que se quiser. E, nestas coisas, é mais fácil apanhar um aldrabão que um coxo.

    Comentário por AA — Abril 15, 2007 @ 23:33

  8. [...] que mais impressiona no caso do hockey stick não é o facto de um estudo conter erros, e ser passível de aperfeiçoamento. Menos candidamente, [...]

    Pingback por O Insurgente » Blog Archive » Zelotas — Abril 16, 2007 @ 09:40

  9. “Um excelente texto que, confesso, me surpreendeu um pouco tendo em conta o blogue em que foi publicado.”

    Penso que estas a ser muito injusto.

    Comentário por LA-C — Abril 16, 2007 @ 09:57

  10. Acha, LA-C? Os delírios recalcados da Palmira Silva são de fugir.

    Comentário por Ringthane — Abril 16, 2007 @ 22:44


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

Deixar um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Tema: Rubric. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 354 other followers