O Insurgente

Novembro 8, 2006

Eleições americanas: motivações

Filed under: Internacional,Política — BZ @ 12:45

Sondagem da AP/CNN:

  1. 62% dos eleitores entrevistados nomearam os assuntos nacionais como os mais importantes na decisão de voto.
  2. A mesma percentagem de eleitores (62%) acredita que o Congresso não está a fazer um bom trabalho.
  3. O líderes republicanos do Congresso tiveram pior aprovação que o presidente Bush.
  4. Os assuntos mais importantes para os eleitores foram (resposta múltipla): corrupção e ética (42%), terrorismo (40%), economia (39%), Iraque (37%), valores (36%) e imigração ilegal (29%).

A baixa popularidade dos líderes republicanos do Congresso deve-se, sobretudo, ao escândalo do congressista Mark Foley. No entanto, na comunicação social portuguesa, a única razão da perda do controlo do Congresso (Câmara de Representantes e, muito provavelmente, Senado) foi Bush…

7 Comentários »

  1. Não foi só Foley, foi muito mais coisas miudinhas nos respectivos Estados.

    Comentário por lucklucky — Novembro 8, 2006 @ 13:03

  2. [...] É importante ter presente que a perda republicana na Câmara de Representantes (até agora, 27 lugares) pode ter razões muito diversas dos assuntos que foram eleitos, a nível nacional, como os mais importantes. [...]

    Pingback por O Insurgente » Blog Archive » Eleições americanas: motivações (2) — Novembro 8, 2006 @ 13:08

  3. Obrigado lucklucky.

    Foi precisamente isso que estive mesmo agora a escrever no post seguinte.

    Comentário por BZ — Novembro 8, 2006 @ 13:11

  4. Grande malapata: tanta “coisas miudinhas” e todas em desfavor dos republicanos…

    Comentário por Luis Rainha — Novembro 8, 2006 @ 14:09

  5. A questão é: Iraque e a chamada «guerra ao terrorismo» são considerados «temas nacionais». O que é dito pela CNN é que as «questões locais» foram menos importantes, para os eleitores. Logo: o Iraque (4º) e o terrorismo (2º) estão no topo, como se vê pela sondagem. Logo: Bush, Bush, Bush. [E mesmo nas outras matérias, como a economia e a corrupção, com os casos que envolveram próximos da Administração e do inner circle de Cheney e companhia, o nome de Bush terá de ser invocado.]

    Comentário por Miguel Marujo — Novembro 8, 2006 @ 16:09

  6. [...] Em posts anteriores referi que há que ter algum cepticismo quando ouvimos a comunicação social explicar a razão da derrota do Partido Republicano nas eleições americanas como um “referendo” ao presidente Bush. [...]

    Pingback por O Insurgente » Blog Archive » Eleições americanas: motivações (3) — Novembro 10, 2006 @ 13:50

  7. Com “terrorismo” marginalmente abaixo de “corrupção e ética” e “Iraque” marginalmente acima de “valores”, não percebo o bold.

    E com diferenças tão pequenas entre as primeiras 5 respostas podemos tirar alguma conclusão razoável? Se eu pusesse bolds em “terrorismo” e “iraque” não poderia escrever um post praticamente idêntico defendendo exactamente o oposto?

    Enfim, a vossa “análise objectiva” é muito pouco analítica e nada objectiva.

    Comentário por Nelson — Novembro 13, 2006 @ 17:13


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

Deixar um comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Tema: Rubric. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 355 other followers